O que é imunidade?

em domingo, 31 de maio de 2020


o que é imunidade?

Em tempos de corona vírus ouvimos muito falar sobre a importância da imunidade, mas afinal, o que vem a ser de verdade a imunidade? Como podemos aumentar? Como ela funciona para nos proteger?

Vou te explicar bem do começo para que você consiga entender tudo.
Existem 2 tipos de imunidades: a imunidade inata que é aquela que nasce com você, cujo a qual você não precisou de nenhuma vacina ou contato com os microrganismos para adquirir e a imunidade adquirida que é aquela que começa a ser produzida e adquirida quando você nasce e vai tendo contato com os vírus, bactérias... essa imunidade você vai formando ao longo de toda a sua vida.
O sistema imune humano possui diferentes células que produzem substâncias destinadas a defender o organismo humano contra agentes infecciosos ou suas toxinas.
A função primária do sistema imune é prevenir e erradicar infecções.

Existem diversos fatores que acabam acarretando a queda na imunidade como: estresse, má alimentação, poucos exercícios físicos (quando fizer exercícios de alta intensidade, lembre-se de ingerir bastante água e se possível, tomar uma água de coco, pois ela contém diversos nutrientes que acabamos perdendo com o suor), algumas doenças...
Para aumentar a sua imunidade e ajudar o seu corpo na defesa contra os agentes infecciosos, devemos nos exercitar mais, dedicar um tempinho para relaxar e procurar não se estressar muito ao longo do dia e sempre dar preferência a ingestão dos alimentos in natura.
Quando falamos sobre o fortalecimento da imunidade estamos falando sobre ingerir alimentos que contenham os nutrientes necessários para fortificar os órgãos essenciais na resposta imune (medula e timo onde as células de defesa nascem e amadurecem e os linfonodos e baço onde essas células ficam "guardadas" e quando algo está errado no nosso corpo elas vão pra corrente sanguínea para agir onde está ocorrendo o problema) e de nutrientes que permitem a formação dessas células de defesa.
Existem também outros órgãos que são de extrema importância para a nossa imunidade também, como por exemplo o intestino, ele pode não formar as células de defesa mas é através dele que absorvemos a maior parte dos nutrientes, portanto, um intestino saudável significa maior aproveitamento de nutrientes e consequentemente uma imunidade melhor.
A literatura que tem abordado  alimentos da nutrição na imunidade é vasta, mas infelizmente não há ainda comprovação científica para o uso regular de determinados nutrientes, até porque o excesso de vitaminas e minerais nos causam tão mal quanto a sua carência. Então, nunca confie em alimentos ou comidas milagrosas, nenhum alimento sozinho e em pequena quantidade tem o poder de aumentar a sua imunidade.
Para saber se você possui carência de algum nutriente ou até mesmo para avaliar se o seu intestino está funcionando da maneira adequada procure sempre um médico ou um nutricionista, pois ele irá avaliar até a necessidade de suplementação de vitaminas, minerais, probióticos e prebióticos.
E para ajudar no seu sistema imune procure ingerir regularmente alimentos fontes de vitamina C, ômega 3, alimentos fontes de glutamina... Enfim, dê sempre a preferência aos alimentos mais naturais e se for ingerir algo industrializado escolha os minimamente processados.

Se ainda tiver alguma dúvida ou queira deixar uma sugestão é só deixar um comentário abaixo.

Referências bibliográficas:
Alimentos, nutrição e dietoterapia; 14° edição; Krause 

PERES, Patrícia Mendes; KOURY, Josely Correa. Zinco, imunidade, nutrição e exercício. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ceres/article/view/1820/1397

FONSECA, Fernanda Carrilho Pinto da; COSTA, Célia Lopes da. Influência da nutrição sobre o sistema imune intestinal. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ceres/article/view/1946/1508

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Início