Aleitamento materno exclusivo: até quando deve-se manter?

em quinta-feira, 28 de maio de 2020

aleitamento materno


O ideal é que ele receba o aleitamento materno exclusivo até o 6° mês de vida e que depois até o 12° mês ou mais ele seja usado como um complemento a alimentação da criança já que o leite materno fornece ¾ das proteínas que ele irá precisar. Durante os seis primeiros meses de vida do bebê, o leite materno garante as quantidades necessárias de água, carboidratos, lipídeos e proteínas para o desenvolvimento adequado da criança, além de ser prático, isento de bactérias e contém grande quantidade de fatores imunológicos que irão proteger a criança durante grande parte de sua infância.

Do ponto de vista nutricional o leite materno é o que há de melhor para o bebê, em relação a macronutriente (carboidrato, proteína e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais) nos aspectos qualitativos e quantitativos.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o aleitamento materno, deixe nos comentários abaixo que irei responder o mais breve possível.

Referências bibliográficas: 
ALMEIDA, Jordana Moreira; LUZ, Sylvana de Araújo Barros e UED, Fábio da Veiga. “Apoio ao aleitamento materno pelos profissionais da saúde: revisão integrativa da literatura”. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rpp/v33n3/0103-0582-rpp-33-03-0355.pdf  Acesso em 15 maio 2020.

MARGOTTI, Edficher; MARGOTTI, Willian. “Fatores relacionados ao aleitamento materno exclusivo em bebês nascidos em hospital amigo da criança em uma capital do Norte brasileiro.” Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000300860&lng=pt&tlng=pt . Acesso em 15 maio 2020. 

NUNES, Leandro Meirelles. “Importância do aleitamento materno na atualidade.” Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude. Acesso em 15 maio. 2020. 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Progmáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_recem_nascido_%20guia_profissionais_saude . Acesso em 15 maio 2020. 

BRASIL. Ministério da Saúde. Ações e Programas. Banco de leite humano. Mitos e Verdades. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/724-acoes-e-programas/banco-de-leite-humano/41044-mitos-e-verdades . Acesso em 15 maio 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Início