Alimentação intermediária

em segunda-feira, 20 de julho de 2020


Por que é tão importante comer entre as refeições?

O café da manhã, almoço e jantar são as principais refeições do dia e todos sabemos que não é aconselhável pular nenhuma delas. Mas, o que devemos fazer quando bate aquela fome entre essas principais refeições? A resposta é simples, é preciso fazer as refeições intermediárias. Os lanches são indicados para que nós façamos a reposição da energia que o nosso organismo gasta para manter o corpo funcionando (respiração celular, funcionamento cerebral, digestão, excreção entre outros).

Essas refeições também são extremamente recomendadas para quem faz a prática de atividades física muscular regularmente, onde a demanda de energia é maior, as refeições intermediárias devem ser feitas de acordo com a fome de cada um. O mais importante é que o estômago não passe mais de 4 horas vazio (principalmente quando a pessoa passa muitas horas do dia fazendo muito esforço físico ou mental). Na hora de fazer os lanches, opte por alimentos naturais, não processados ou industrializados.

Entre o desjejum e o almoço, muitas vezes por falta de tempo e/ou praticidade, para realizar o preparo de as pessoas costumam fazer a ingestão exacerbada de produtos como bolachas, biscoitos, doces, salgadinhos, etc. Mas esses alimentos processados por possuírem grande quantidade de açúcar, corante, realçador de sabor... não contêm os nutrientes necessários que o nosso corpo necessita por dia.

O ideal é comer frutas leves durante a manhã, antes do almoço (dando preferência para aquelas que são mais portáteis e que não estragam com facilidade para que você possa levar para o trabalho) e durante a tarde recorrer a alimentos com uma quantidade de proteína e fibras maior (para ajudar na saciedade também), como uma barrinha de granola caseira; frutas secas; sementes de chia, abóbora ou girassol; ou castanhas (variadas e poucas unidades de cada por porção).

Já para quem deseja emagrecer, deve optar por lanches naturais e funcionais, que acelerem o metabolismo e não se acumulam nos tecidos e investir em alimentos como laranja-lima, abacaxi, canela em pó, mamão, gengibre... que aceleram o metabolismo ou diminuem o índice glicêmico.

A escolha consciente das refeições intermediárias interfere em todo funcionamento do nosso metabolismo e as escolhas corretas ao longo da vida podem evitar doenças a médio e longo prazo, como: patologias articulares, diabetes, hipertensão, patologias cardíacas, metabólicas e até mesmo o câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Início