Vitamina B12: Para que serve?

em segunda-feira, 13 de julho de 2020



A vitamina B12 exerce diversas funções metabólicas e a sua carência pode levar a anemia.
É mito achar que somente quem é vegetariano/vegano pode ter deficiência de vitamina B12. O seu metabolismo é individual e depende de diversos fatores, como: uso de medicamentos; doenças inflamatórias intestinais e autoimunes; tabagismo; idosos; diabéticos; disbiose intestinal; HIV; etc.
A absorção desta vitamina retarda com a idade devido a hipocloridria, sendo então uma deficiência também muito comum em idosos, por isso, em alguns países, é recomendada a suplementação profilática de vitamina B12.



A deficiência da vitamina B12 pode não apresentar nenhum sintoma, ou seja, ser assintomática, por este motivo, é de extrema importância a sua avaliação pelo exame de sangue.
Algumas possíveis consequências a longo prazo de uma deficiência grave desta vitamina são: demência, Alzheimer, doença cardiovascular, infertilidade em homens e etc.
Os sintomas mais comuns são: fadiga/cansaço; dificuldade de concentração, memória recente ruim e formigamento nas pernas.



A vitamina B12 é encontrada SOMENTE em alimentos de origem animal. É produzida por bactérias.
Algas como chlorella e spirulina possuem análogos de B12 que são reconhecidos por alguns receptores intestinais e por isso podem aumentar o nível de B12 no sangue, porém não exercem a sua função no organismo, confundindo o diagnóstico e atrasando o tratamento. 
Para tratar a sua deficiência é necessária a suplementação para que ela chegue no valor ideal, essa suplementação deve ser feita por um médico ou nutricionista.
A suplementação não é de origem animal, pois é produzida através de bactérias em laboratório. A prescrição mais comum é de metilcobalamina (sua forma ativa), via oral (capsulas vegetais ou de algas) ou em gotas (sublingual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Início